Medicina bem avaliada no Tocantins

Os cursos de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína, alcançaram conceito 4 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (19). A pontuação é considerada acima da média na escala que vai de 1 a 5 e coloca as duas instituições entre as melhores do país na avaliação da formação médica.

O Enamed avaliou 351 cursos de Medicina em todo o Brasil, e a maioria dos programas – cerca de 69% – atingiu desempenho satisfatório, com proficiência mínima segundo os critérios do MEC. Ainda assim, mais de 100 cursos ficaram com notas consideradas insatisfatórias (1 ou 2).

No Tocantins, além dos cursos federais bem avaliados, outras instituições tiveram desempenho regular ou abaixo do esperado. As notas do exame serão utilizadas para orientar políticas públicas de educação médica e possíveis ações de supervisão técnica.

O Enamed, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o MEC, tem o objetivo de aferir a qualidade da formação de futuros médicos e subsidiar melhorias nos cursos de Medicina em todo o país.

20 Janeiro – Terça