MC Frajola é campeão da Final Estadual de Batalha de Rima 2025

Vencedor, MC Frajola, de Gurupi, rodeado da plateia que acompanhou todas as batalhas na noite de final
Vencedor, MC Frajola, de Gurupi, rodeado da plateia que acompanhou todas as batalhas na noite de final

MC Frajola é campeão da Final Estadual de Batalha de Rima 2025

Com apoio da Prefeitura de Palmas, edição deste ano garantiu a maior premiação da história do campeonato no Estado

O hip-hop tocantinense viveu um dia histórico no último sábado, 20, com a realização da Final Estadual de Batalha de Rima 2025, que consagrou o MC Frajola, de Gurupi (TO), como grande campeão. O evento, apoiado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e da Fundação da Juventude de Palmas (FJP), reuniu os 16 melhores MCs do Tocantins, classificados em seletivas regionais realizadas entre junho e agosto de norte a sul do Tocantins, e mobilizou centenas de jovens em torno da cultura urbana.

A final contou com estrutura completa, incluindo palco, sistema de som profissional, telão de LED, camarim para os MCs finalistas e banheiros climatizados. A presença da presidente da FCP, Luara Aquino, e do presidente da FJP, Rivaldo Silva, reforçou o compromisso da gestão municipal com a juventude negra e periférica da Capital. O secretário da Seirdh, José Eduardo de Azevedo, destacou que “as batalhas de rima são um espaço legítimo de expressão, de crítica e de transformação social. Hoje em dia temos oito grupos ativos em Palmas e todos eles muito bem organizados. Nosso papel, enquanto poder público, é garantir que essas manifestações culturais tenham estrutura para poder acontecer.”

Disputa e premiação

A grande final colocou frente a frente o palmense MC S4nt e o gurupiense MC Frajola, que levou a melhor com a decisão dos jurados. Como premiação, Frajola recebeu R$ 3 mil, uma corrente com o brasão do Estadual Tocantins talhado à mão e a Folhinha, arte exclusiva do artista Astar Oth. “Foi uma jornada árdua e difícil, porque não se resume apenas a disputar seletivas. A gente vive essa cultura no cotidiano, lidando com o tempo, com a correria, mas sempre se dedicando. O hip-hop representa tudo na minha vida. Ficou claro o quanto essa cultura transforma e reúne pessoas. Ver esse evento bem organizado, cheio de gente, foi maravilhoso”, afirmou o campeão.

O palco da final recebeu o nome de MC Chave (Lucas Costa), em homenagem ao artista que marcou sua trajetória no movimento hip-hop tocantinense. Sua irmã, Bianca Costa, recitou um poema escrito em sua memória. A programação contou ainda com apresentações culturais, incluindo performances de slam da jornalista Jaqueline Moraes e do MC 2SS, de uma performance de jazz com Hevellynn Vylene e Danny Sena e o pocket show do Pai Aço e os Filhos do Morro. Kelly Ferreira, uma das organizadoras do Estadual, salientou que a Batalha de Rima é um espaço para todos. “Para as mulheres, para as famílias, para a juventude. Foi assim que eu conheci meu marido, é aqui aonde crio a minha filha, e é por isso que seguimos firmes nessa cena.”
Fonte: Prefeitura de Palmas