Palmas inicia vacinação contra o VSR, vírus que causa bronquiolite em bebês, nesta segunda-feira, 8

Estratégia integra o Calendário Nacional de Vacinação e marca um novo avanço na proteção materno-infantil no Tocantins – Foto: divulgação Semus

 

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), inicia na segunda-feira, 8, a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) nas salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs). A estratégia integra o Calendário Nacional de Vacinação e marca um novo avanço na proteção materno-infantil na Capital.

A vacinação é destinada exclusivamente a gestantes a partir da 28ª semana (7º mês). A aplicação do imunizante promove a chamada imunidade passiva: ao receber a vacina, a mãe transfere anticorpos ao bebê, garantindo proteção contra a bronquiolite nos primeiros meses de vida, fase em que o risco de agravamento por infecções respiratórias é mais elevado.

Palmas recebeu 1.337 doses nesta primeira distribuição enviada pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que o município ultrapasse quatro mil doses ao longo das próximas remessas, atendendo a totalidade do público-alvo.

A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, reforça a relevância da nova oferta. “A chegada da vacina contra o VSR representa um avanço importante na proteção dos nossos recém-nascidos. Estamos preparados para iniciar a aplicação em todas as USFs e orientar as gestantes sobre a importância dessa imunização que salva vidas”.

Início: segunda-feira, 8 de dezembro
Público-alvo: gestantes a partir da 28ª semana (7º mês)
Locais: salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USFs)
Documentos: cartão da gestante, documento pessoal e Cartão SUS

 

Fonte: Prefeitura de Palmas