Entre os melhores do Brasil

O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), sob a administração do Governo do Tocantins, passa a integrar a lista dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. A divulgação ocorreu na última terça-feira, dia 6, e é resultado de estudos realizados pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O estudo nacional avaliou exclusivamente hospitais das esferas federal, estadual e municipal, com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem qualquer vínculo com planos de saúde. Entre os critérios analisados estão a acreditação hospitalar, taxas de ocupação e mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva, tempo médio de internação, entre outros indicadores.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou que o destaque do Hospital Dona Regina entre os melhores do país reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da saúde pública e a qualidade do atendimento oferecido à população.

“Esse reconhecimento confirma que estamos no caminho certo ao priorizar a saúde pública no Tocantins. O resultado é fruto de investimentos contínuos, boa gestão e, principalmente, do trabalho dedicado dos profissionais que atuam diariamente para garantir um atendimento humanizado, seguro e de qualidade à população”, destacou o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, também destacou a conquista: “Celebramos esse reconhecimento do Hospital Dona Regina, resultado dos investimentos prioritários do governador e do empenho da equipe multiprofissional, que não mede esforços para oferecer um atendimento humanizado e ágil à população”.

Em nota à imprensa, o médico sanitarista Renilson Rehem, idealizador do projeto e ex-presidente do Ibross, afirmou que a lista dos 100 melhores hospitais representa todas as regiões do país, demonstrando que o Brasil possui centros de excelência do SUS distribuídos em seu território.

Hospital Dona Regina

O HMDR é referência em saúde materno-infantil e feminina para mais de 800 mil pessoas, oferecendo serviços de ginecologia, obstetrícia, neonatologia, atendimento a pessoas em situação de violência sexual (Savis), método canguru, banco de leite humano, casa de apoio para gestantes, além da realização de todos os exames neonatais, como o teste da linguinha, da orelhinha e do coraçãozinho.

Anualmente, o hospital realiza mais de 302 mil atendimentos, incluindo aproximadamente 5 mil partos. A unidade possui uma estrutura com 83 leitos clínicos, 26 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, contando com o apoio de cerca de 1,6 mil servidores.

O Dona Regina detém o título de Hospital Amigo da Criança (IHAC), certificação concedida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que reconhece a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e aos cuidados humanizados.

Próximas etapas da seleção

A partir da lista inicial, a pesquisa avançará para a seleção dos 10 melhores hospitais públicos do Brasil, que serão anunciados em maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil. Nessa fase, os hospitais serão ranqueados com base em pesquisa de satisfação dos pacientes, nível de acreditação dos serviços, informações de compliance e avaliação de eficiência, considerando a relação entre atendimentos realizados e recursos financeiros disponíveis.

08 Janeiro – Quinta