
Com o tema “Tecnologia de Aplicação”, no primeiro dia de treinamento, os participantes estão aprendendo sobre a construção e utilização da enxada química, uma ferramenta que vem contribuindo com o controle de plantas daninhas nas propriedades.A capacitação é conduzida pelo instrutor do Senar, Leidnaldo Lima, Engenheiro Agrônomo, que destacou a importância da tecnologia para o uso racional de herbicidas e o manejo eficiente das áreas produtivas.
“Primeiro vamos entender o que é a enxada química, a forma de aplicação, o uso e como construir. Essa enxada vem com tecnologia para diminuir o uso de herbicidas e controlar plantas daninhas. O uso pode ser dado em pequenas propriedades, hortas, mandiocultura, fruticultura e na bovinocultura para controle de plantas invasoras que são da mesma espécie do capim”, explicou o instrutor.
A programação segue no segundo dia com a inspeção periódica de pulverizadores e avaliação da aplicação, etapa fundamental para garantir que os equipamentos estejam calibrados corretamente, evitando desperdícios de insumos e impactos ambientais.
O treinamento acontece de forma simultânea com outros estados. O programa AGRONORTE é uma iniciativa do Senar Central que visa difundir tecnologias para o desenvolvimento do agronegócio das regiões do Brasil.
Fonte: Redação Senar