Simpósio de Reprodução Bovina destaca avanços da pecuária no Tocantins

 

Uma das saídas para o produtor brasileiro ganhar mais dinheiro é dar saltos de produtividade. Foto: Divulgação

 

Uma das saídas para o produtor brasileiro ganhar mais dinheiro é dar saltos de produtividade. Isso acontece no mercado do boi, da soja, do milho. É se manter rentável na sua atividade. Outra forma é estar melhorando na comercialização, acertando o ‘time’ na hora de vender, mantendo margens interessantes”.

A opinião é do economista Fernando Iglesias, da Safras&Mercado, que fez a palestra magna de abertura do 7º Simpósio de Reprodução Bovina, em Palmas/TO, nesta sexta-feira, 12. A iniciativa é uma realização da Clivar Reprodução Bovina, MSD Saúde Animal e do Senar Tocantins.

Para a superintendente do Senar-TO, Rayley Luzza, os resultados alcançados na pecuária tocantinense são fruto dos investimentos em tecnologia e novas práticas e, neste contexto, o Senar tem sido um grande parceiro do produtor rural, levando serviços, capacitação e assistência técnica e gerencial a mais de 8 mil produtores só este ano.

“Este simpósio é mais uma oportunidade de unir ciência, tecnologia e prática de campo para garantir que o Tocantins fique na vanguarda da pecuária do Brasil”, afirmou a superintendente.

Danilo Pincinato lembrou a trajetória de trabalho com o sócio Lucas Peres à frente da Clivar e os dezesseis anos de atuação no estado. Segundo ele, o desempenho da pecuária no Tocantins superou expectativas com o forte investimento em melhoramento genético se tornando o segundo estado do país que mais realiza IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo).

“Para avançar mais, o produtor precisar estar atento ao ciclo pecuário que é longo, de cerca de cinco anos, então se o produtor teve dois ou três anos de rentabilidade, precisa garantir caixa pra suportar os anos de baixa”, alertou.

Já Josely Sobreira, gerente da MSD Saúde Animal destacou que o produtor precisa de mais gestão dentro de suas propriedades. Olhando para o cenário tocantinense ele disse: “quanto existe gestão alinhada com a produção, você consegue reduzir custos e aumentar a taxa de desmame, por exemplo”.

O foco precisa estar em produtividade e lucratividade. Na mesma linha, Pablo Paiva, também da MSD Saúde Animal, ressaltou a importância da união de propósitos para levar conhecimento e inovação ao produtor.

O Tocantins sedia o Simpósio de Reprodução Bovina, que reúne produtores, profissionais do setor, representantes de empresas e entidades e estudantes da área. A proposta é promover um diálogo sobre os desafios do setor e os caminhos da pecuária diante de um cenário de constantes transformações.

 

Fonte: Senar Tocantins