
O cuidado, a educação e a atenção no trânsito são prioridades para a Prefeitura de Palmas mesmo durante o período de férias. Por isso, os agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), com apoio de forças de segurança como a Guarda Metropolitana e a Polícia Militar (PM-TO), realizaram uma série de ações de fiscalização na Capital durante todo o mês de julho.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Francisco Seixas, “a intenção é, desde já, aumentar medidas de orientação e repressão a crimes de trânsito, para garantir a segurança de todo o cidadão que usufrui das vias públicas daqui de Palmas, seja como condutor, passageiro ou pedestre.”
Ao todo, no mês de julho, foram realizadas trinta blitzes que resultaram na remoção de 48 veículos, entre carros e motos. Os agentes de segurança viária também atenderam a 419 ocorrências de trânsito e efetuaram 367 testes de alcoolemia, com apenas um resultado positivo.
Operação Clandestinos
Na madrugada do último dia 30, agentes da Mobilidade Urbana, com apoio da PM e da Guarda Metropolitana, fizeram uma operação contra o transporte clandestino de passageiros nas proximidades do Aeroporto de Palmas. “O risco que o transporte clandestino de passageiros representa para a população vai além das taxas abusivas. Não existe nenhuma vigilância, nenhuma garantia de que aquele condutor irá mesmo levar o passageiro até seu destino”, afirma Hugle Carneiro, superintendente de Segurança Viária.
Na blitz, que resultou na remoção de 11 veículos e 38 autos de infração, os agentes também realizaram 42 testes de alcoolemia, todos com resultado negativo. Houve uma recusa para o teste, o que acarretou para o motorista multa de no valor de R$ 2.943,70, recolhimento da CNH e abertura do processo de suspensão da CNH por um ano.
Foto: Ascom Prefeitura de Palmas