Jovens líderes do agro refletem sobre liderança e desafios no Tocantins

Participantes conheceram o funcionamento do programa e o papel da FAET no fortalecimento do agro tocantinense – Foto: Divulgação

 

Os participantes conheceram o funcionamento do programa e o papel da FAET no fortalecimento do agro tocantinense, além de refletirem sobre liderança, identificação de problemas, busca por soluções e aplicação de habilidades pessoais nos desafios regionais.

Na palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ministrada por Luiz Cláudio Faria, foram abordados temas como a produção rural no Tocantins, o processo de análise do CAR, o projeto Retificar, áreas de preservação, regularização fundiária e fontes de recursos como REDD+ jurisdicional e Fundo Amazônia.“Na APA Cantão, maior área de preservação rural do estado, há cerca de 3mil propriedades”, explicou Luiz Cláudio, enfatizando a importância do CAR para o desenvolvimento sustentável do agro.

Divididos em duas equipes, os jovens analisaram causas e impactos de problemas relacionados ao CAR, estudaram casos reais, conectaram teoria e prática, mapearam suas habilidades individuais e definiram responsabilidades para o desenvolvimento de soluções.

Durante a programação, o produtor rural Arnardino Santos Gabriel ministrou a palestra “Desafios do Agro”, com reflexões sobre gestão, sucessão familiar, planejamento financeiro e a importância de delegar tarefas, instruir funcionários e registrar todos os custos para evitar desperdícios. Ele também abordou o impacto da produção de soja em cadeias globais de alimentos, combustíveis e cosméticos, além de ressaltar o respeito ao Código Florestal.

O presidente do Naturatins, Cledson, foi um dos avaliadores dos projetos. “Uma ação importante do sistema que fomenta a formação de novos lideres, faz essa ligação do produtor rural com as politicas publicas, além de instigar esses jovens a pensarem nos problemas e desafios do agro”, destacou.

Ao final do encontro cada jovem apresentou seu projeto para banca avaliadora. Segundo a Diretora de Educação Profissional Rural, Klisia Oliveira, ainda acontecerão dois encontros na etapa estadual. “Os jovens que apresentarem os melhores desafios vão concorrer a etapa nacional com as regionais de outros estados. Estamos com um grupo alinhado, seleto e temos a esperança da formação de lideranças jovens representando o estado do tocantins”, afirmou.

 

 

Fonte: Ascom Senar Tocantins