
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), lançará no dia 5 de setembro, às 14 horas, o novo Sistema de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sidato 2.0). A plataforma substitui a versão anterior, com todos os dados migrados, oferecendo mais segurança, agilidade e eficiência na prestação de serviços. Atualmente, o sistema reúne cadastros de cerca de 60 mil produtores rurais.
Para viabilizar a migração, o sistema atual ficará suspenso por 48 horas. Durante esse período, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) de saída será realizada manualmente em eventos pecuários, caso necessário. Após a reativação do sistema, os produtores que acessarem a plataforma Produtor On-line deverão atualizar suas senhas.
“É um grande avanço para a defesa agropecuária, que está em constante evolução. Teremos uma tecnologia moderna, capaz de acompanhar a transformação digital e facilitar o dia a dia de produtores, empresários, técnicos e servidores. Eles contarão com ferramentas seguras e eficientes, que fortalecem a credibilidade do serviço público e otimizam a gestão agropecuária”, destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima.
O novo Sidato permite economia de tempo e recursos, já que muitos serviços antes eram disponibilizados apenas de forma presencial. Entre as novidades, o sistema possibilita que o produtor rural faça a declaração de rebanho (antes disponível somente de forma presencial); acesse e emita declarações de dados cadastrados (ficha completa); e autorize o frigorífico a emitir a GTA.
Os responsáveis técnicos da iniciativa privada farão todo o processo de abertura de eventos pecuários. Para os servidores, o sistema garante mais estabilidade, transparência e agilidade no acompanhamento das atividades nas áreas animal, vegetal, de inspeção e administrativas.
Além de modernizar os serviços, o Sidato 2.0 traz mais transparência e eficiência à gestão da defesa agropecuária, fortalecendo a credibilidade do setor produtivo tocantinense.
Fonte: Governo do Tocantins