O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), dá início à programação cultural de 2026 com a exposição Entre Gravuras e Traços – A arte brasileira abraça o Tocantins. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada no hall da Secult, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por tempo indeterminado.
A ação busca garantir que as obras doadas pelo Banco Central do Brasil ao Estado do Tocantins estejam acessíveis ao público, evitando que o acervo permaneça guardado. A iniciativa também integra o planejamento da Secult para as exposições previstas ao longo do primeiro semestre de 2026.
A curadora da mostra e assessora de gabinete da Secult, Lara Faez, destacou que a exposição simboliza um novo momento e reforça o compromisso da secretaria com a democratização do acesso à arte. “A exposição Entre Gravuras e Traços inaugura uma nova etapa no hall da Secretaria da Cultura. Pensamos esse espaço justamente para ampliar o acesso da população a essas obras, com visitação gratuita. Quem não pôde conferir a mostra apresentada no Palácio Araguaia, em outubro de 2025, agora tem a oportunidade de conhecer de perto trabalhos de artistas fundamentais do modernismo brasileiro”, afirmou.
A exposição reúne gravuras de renomados nomes das artes visuais do país, entre eles Tarsila do Amaral, Aldemir Martins, Clóvis Graciano, Cícero Dias e Maciej Babinski, além de Alfredo Volpi, Marcelo Grassmann, Charlotte Gross, Antônio Carlos Rodrigues (Tuneu) e Francisco Carlos Paulo Cuoco. O acervo é composto majoritariamente por gravuras, que são múltiplos de obras originais, devidamente identificadas, datadas e assinadas pelos próprios artistas.
O catálogo da exposição está disponível para consulta on-line.
A Secretaria de Estado da Cultura está localizada na Quadra 405 Sul, Avenida LO-09, área conhecida como a antiga pista do aeroporto.
08 Janeiro – Quinta
