Comemoração do Dia da Consciência Negra movimentará comunidade de Taquaruçu

 


A abertura das comemorações contará com a apresentação musical do Projeto Vereda e da Comunidade Barra da Aroeira – Foto: divulgação

 


A Escola Municipal Crispim Pereira, situada no distrito de Taquaruçu, promove na terça-feira, 18, uma programação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra, data comemorada no dia 20 de novembro, que convida à reflexão, valorização da cultura afro-brasileira e fortalecimento da identidade quilombola. As atividades serão realizadas ao longo de todo o dia, com participação de estudantes, comunidade local, representantes de instituições públicas e convidados.

A abertura acontece às 7 horas, na quadra da escola, com apresentações culturais do Projeto Vereda e da comunidade da Barra da Aroeira. Na sequência, pela manhã ocorrerá a Oficina de Medicina Natural com Dona Ermína Rodrigues, mesa redonda sobre Educação Antirracista e a Lei 10.639/03 com representantes da Secretaria da Igualdade Racial do estado e do município, além da exibição do curta ‘Disque Quilombola’. O lançamento do livro ‘Cantigas Quilombolas’, vai encerrar as atividades pela manhã.

No período da tarde, os participantes poderão prestigiar a Exposição de Arte e Pintura do professor Rivaldo Araújo, além das apresentações culturais de dança do lenço e maculelê. Finalizando as atividades, serão oferecidas oficinas de capoeira, com o professor Vicente Cabrera Calheiros, e de turbantes com Marta Miranda Ferreira.

MANHÃ
7h00 – Abertura – Quadra – Projeto Vereda e Comunidade Barra da Aroeira
7h30 – Auditório – Oficina de Medicina Natural – Dona Ermína Rodrigues
9h15 – Mesa Redonda: Educação Antirracista e Lei 10.639/03 –
9h15 – Sala de Música Exibição do Curta Disque Quilombola
10h30 – Auditório – Lançamento do Livro Cantigas Quilombolas

TARDE
13h15 – Sala de Música – Exposição de Arte e Pintura – Prof. Rivaldo
14h00 –  Quadra – Apresentação: Dança do Lenço e Maculelê
15h15 – Quadra – Oficina de Capoeira – professor Vicente
15h15 – Sala de Música – Oficina de Turbantes

 

Fonte: