Com apoio do Governo do Tocantins, estudantes da EJA conquistam vagas no ensino superior

 

Turma da EJA da Escola de Bielândia – Foto: Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins

 

Estudantes de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Tocantins, conquistam vagas em cursos de graduação com o apoio de materiais didáticos elaborados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A iniciativa faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que promove não apenas a qualificação do ensino, mas também investimentos estruturais nas escolas e na valorização dos profissionais da educação.

Os estudantes Marlubia Araújo da Silva, da Escola Estadual Professor José Francisco dos Montes, localizada no distrito de Bielândia, em Filadélfia; Luiz Antônio de Melo Rodrigues, do Colégio Estadual Osvaldo Franco, em Araguatins; Geovana Vitória da Silva Santos e Adalberto Milhomem dos Santos, da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, em Gurupi, foram aprovados em cursos de graduação.

Marlubia conquistou aprovação em dois cursos, Tecnologia em Estética e Cosmética, pelo Centro Universitário Unigrande, e Pedagogia, pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan). Luiz Antônio foi aprovado no curso de Engenharia Mecatrônica, pela Unicesumar, em Araguatins. Já Geovana Vitória e Adalberto Milhomem garantiram uma vaga em Engenharia Agronômica.

O retorno à escola

Marlubia Araújo da Silva iniciou o ensino médio no Centro de Ensino Médio Castelo Branco, em Araguaína, onde concluiu a 2ª série em 2003. Em razão das mudanças constantes de residência, devido ao trabalho do esposo como vaqueiro, precisou interromper os estudos por 20 anos.

Em 2025, retomou a trajetória educacional ao ingressar na 3ª série do ensino médio, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e passou a se preparar para os processos seletivos para o ingresso no ensino superior. Atualmente, atua como trancista e escolheu um curso superior alinhado à sua área de atuação, com o objetivo de se qualificar ainda mais e oferecer um atendimento de excelência aos seus clientes.

Mãe e profissional dedicada, Marlubia é considerada uma mulher determinada e uma inspiração para colegas e educadores, como destacou a coordenadora pedagógica Ana Paula dos Santos Cartoni. A professora Livanda Coelho da Silva Vanderley também ressaltou o impacto positivo da trajetória da estudante.

“A história de Marlubia nos inspira a refletir sobre o poder de mudança que o conhecimento pode proporcionar na vida das pessoas. Nas turmas de EJA, utilizamos algumas estratégias como a revisão dos principais conteúdos, a realização do Café Literário, rodas de conversa guiadas para que os alunos expressem suas opiniões e aprendam a ouvir. E, para nós, da escola, presenciar as conquistas dos nossos alunos é motivo de alegria, orgulho e satisfação”, pontua a professora Livanda Coelho.

Mais de 10 anos fora da escola

Luiz Antônio de Melo Rodrigues, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Osvaldo Franco, em Araguatins, celebra a conquista de uma vaga no curso de Engenharia Mecatrônica, ofertado pela Unicesumar, no município.

Natural de Brasília, Luiz Antônio ficou afastado da escola por mais de 10 anos devido à necessidade de trabalhar. Em busca de melhores condições de vida, mudou-se para Araguatins, onde montou sua própria oficina mecânica. Diante das transformações do mercado e da sociedade, decidiu retomar os estudos, agora colhendo os frutos do seu esforço.

“Graças à minha determinação e perseverança, com o apoio da minha esposa, Cerly Conceição Cardoso, e dos professores, eu consegui vencer, concluir o ensino médio e iniciar um curso superior. Agradeço aos professores, que nos deram atenção, transmitiram conhecimentos e nos ajudaram com as tarefas”, relatou Luiz Antônio.

A trajetória do estudante tem servido de inspiração para toda a comunidade escolar. “O estudante Luiz Antônio é um de nossos protagonistas da EJA, cuja dedicação e propósito nos inspiram a continuar focados em promover uma educação que faça sentido para esses estudantes. Foi a partir do entusiasmo dele que a escola desenvolveu o projeto ‘Vozes na EJA: Ecoando Saberes que Transformam’,” destacou a coordenadora pedagógica Fernanda Santos da Silva Cruz.

Casal retoma juntos os estudos

O casal Geovana Vitória da Silva Santos e Adalberto Milhomem dos Santos, estiveram afastados dos estudos por alguns anos. Decidiram retomar a vida escolar ao reconhecer as oportunidades oferecidas pela rede pública de ensino. Ambos são alunos da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, em Gurupi, e conquistaram aprovação no curso de Engenharia Agronômica, ofertado pela Unopar.

Geovana, que atua profissionalmente como secretária, destacou a importância do apoio recebido pela unidade escolar. “O material de estudos oferecido pelo Governo do Estado foi muito bom, e os professores nos motivaram bastante a avançar nos estudos. Eu aconselho as pessoas que ainda são jovens e que não conseguiram concluir os estudos, que procurem uma escola, porque o estudo renova a esperança e traz novos conhecimentos para a vida”, ressaltou.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação, Gerlânia de Souza Santos, ressaltou os esforços da pasta para fortalecer essa modalidade de ensino no Tocantins. “Estamos trabalhando para ampliar a oferta das turmas da EJA, aumentando a quantidade de alunos em sala de aula, porque a Educação de Jovens e Adultos é uma porta de entrada para a educação superior para quem não teve essa oportunidade na idade certa. E, por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), houve a possibilidade de expandir a oferta de materiais didáticos e promover formações para os professores, que hoje contam ainda com uma plataforma on-line com acesso a vídeos e planos de aula”, explicou.

 

Fonte: Governo do Tocantins