A prorrogação é válida para o Quadro Geral, profissionais de Defesa Agropecuária, profissionais de Extensão Rural, profissionais de Análise, Inspeção e Fiscalização Ambiental; e Auditores Fiscais da Receita Estadual. Todas as etapas da avaliação devem ser concluídas no Sistema de Avaliação Periódica de Desempenho (Saped), tanto pelo servidor avaliado quanto pelos servidores indicados e chefia imediata.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, destaca que o processo vai além de uma exigência administrativa, constituindo-se como um dos requisitos legais para a progressão funcional dos servidores e como instrumento estratégico da política de gestão de pessoas do Governo do Tocantins. Segundo ele, a Avaliação Periódica de Desempenho (Aped) integra um conjunto de ações voltadas à valorização do servidor e ao fortalecimento institucional. “A Aped contribui diretamente para a melhoria do serviço público, pois permite acompanhar o desempenho, identificar pontos de aprimoramento e alinhar as práticas profissionais às diretrizes da administração estadual”, complementa o secretário.
A Avaliação Periódica tem sua transparência, padronização e agilidade garantidas pelo Saped, pois permite que servidores e gestores acompanhem todas as etapas de forma online.
A comissão de avaliação é composta pela chefia imediata, pelo servidor avaliado, por um membro indicado pela chefia e por um membro indicado pelo próprio servidor. Cada integrante deve atuar com responsabilidade, imparcialidade e objetividade, assegurando um processo justo e eficiente, que contribua para o fortalecimento da gestão de desempenho e para a identificação de oportunidades de desenvolvimento profissional.
20 Fevereiro – Sexta
