Confronto em presídio de Palmas

Dois detentos morreram após um confronto ocorrido dentro da Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP), na segunda-feira (26). A ocorrência foi confirmada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). As vítimas foram identificadas como Francisco de Assis Nascimento da Silva, de 25 anos, e Franciney Ferreira dos Santos Machado, também de 25 anos, que não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

De acordo com a Seciju, a confusão teve início durante um procedimento de movimentação interna para atendimentos jurídicos. No decorrer da briga, os internos teriam utilizado objetos artesanais. Agentes penitenciários que estavam de plantão intervieram rapidamente, conseguiram conter os envolvidos e isolaram a área.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que equipes estiveram na unidade prisional e identificaram três homens suspeitos de participação nos homicídios. Eles foram conduzidos à 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil para prestar depoimento. Os nomes não foram divulgados, o que impossibilitou o contato com a defesa.

Ainda segundo a SSP, os suspeitos devem ser autuados em flagrante por duplo homicídio e, após os procedimentos legais, retornarão ao sistema prisional. Paralelamente, a Seciju anunciou a instauração de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias e eventuais responsabilidades pelo ocorrido.

A perícia técnica foi acionada e realizou os trabalhos no local. Os corpos foram encaminhados ao Núcleo de Medicina Legal de Palmas para exames de necropsia e, posteriormente, serão liberados para velório e sepultamento.

Em entrevista à Agência Tocantins, o delegado Dr. Israel Andrade, adjunto da 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP), confirmou as mortes e afirmou que as investigações já estão em andamento.

27 Janeiro – Terça