O Governo do Tocantins investiu mais de R$ 36 milhões na segurança pública em 2025, com foco em estrutura, modernização e tecnologia, por meio da aquisição de equipamentos voltados às operações de inteligência, aparelhamento operacional, reforço da frota de veículos, além da criação de espaços para que o cidadão tenha acesso a serviços ágeis e avançados.
Com recursos do Fundo de Segurança Pública do Estado do Tocantins (Fuspto), do Fundo para Modernização da Polícia Civil do Estado do Tocantins (Fumpol), de convênios e de emendas parlamentares, foram adquiridos drones do tipo 1 e 2 (maior porte), veículos, coletes balísticos, um dos principais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), armamentos, munições e acessórios, entre outros itens para garantir mais qualidade e eficiência nas atividades dos profissionais que atuam no combate à criminalidade, além de ampliar a presença policial e a capacidade de resposta à população.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que os resultados mostram que investir em tecnologia e modernização é o caminho certo. “O Tocantins está mais bem equipado, integrado e com maior capacidade de resposta. Esses avanços permitiram operações mais eficientes e a redução de vários índices de criminalidade. Continuaremos ampliando esses investimentos para garantir segurança e tranquilidade à população do nosso estado”, pontua.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, enfatiza que os recursos aplicados, especialmente em tecnologia e na capacitação de profissionais, são fundamentais para que o Tocantins continue se destacando na redução da criminalidade. “Nos últimos anos, graças a esses investimentos, grandes operações têm sido realizadas com organização e eficiência, permitindo a desarticulação de organizações criminosas em todas as regiões do estado”, evidencia.
Serviços mais próximos do cidadão
Além da aplicação de recursos em estrutura, tecnologia e modernização, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), criou novos espaços que tornam o acesso da população a serviços essenciais mais rápido e confortável.
O novo Núcleo de Identificação no Palmas Shopping passou a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) com a utilização do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis). O sistema biométrico avançado permite a captura de impressões digitais e o cadastro facial, além da comparação de todas as biometrias coletadas (dedos e face) com a base de toda população do estado, sem que isso gere filas ou necessite de intervenções manuais.
Outra unidade do Instituto de Identificação foi inaugurada no Capim Dourado Shopping, em parceria com a Prefeitura de Palmas. Localizada no espaço do Resolve Palmas, a unidade conta com quatro guichês e oferece emissão gratuita da CIN e do atestado de antecedentes criminais.
No combate à violência contra a mulher, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, instalou, no início do ano, a 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) Palmas e a Central de Atendimento à Mulher 24 horas (CAM), na Casa da Mulher Brasileira (CMB), localizada na Quadra ACSE-90 (902 Sul), em Palmas.
Estatísticas criminais em 2025
O Tocantins registrou avanços na redução de tipos de crimes em 2025, em comparação com 2024, refletindo o impacto das ações de prevenção, investigação e modernização da segurança pública no estado. De acordo com o comparativo elaborado pela SSP/TO, com dados até 17 de dezembro deste ano, os crimes patrimoniais apresentaram diminuições significativas: os furtos recuaram 6,84%, de 13.072 para 12.178; os roubos caíram 20,88%, de 1.614 para 1.277, e os estelionatos diminuíram 4,91%, de 13.138 para 12.493 ocorrências.
Entre os crimes de ódio ou gênero, a perseguição (stalking) teve queda de 3,53%, de 935 para 902 casos. Já o número de homicídios caiu 4,37%, passando de 229 para 219 ocorrências, enquanto os casos de estupro de vulneráveis caíram 19,5%, de 882 para 710 registros.
Fonte: Ascom Governo do Tocantins
