Região Norte se reúne no Tocantins para fortalecer a Formação Técnica do Senar

 

 

O encontro foi marcado pelo diálogo, escuta ativa e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer o vínculo dos estudantes com a instituição. Foto: Divulgação

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, no Tocantins, o 2º Workshop da Formação Técnica: Fortalecer, Conectar e Realizar, reunindo representantes da instituição da região Norte do Brasil

Durante dois dias de atividades, gestores e coordenadores discutiram estratégias para reduzir a evasão escolar, estreitar os laços com os alunos e alinhar ações entre os polos.

De acordo com Maria Cristina Ferreira, diretora adjunta da Formação Técnica do Senar, a proposta foi ouvir as realidades locais, compreender desafios e construir alternativas junto às equipes.

O encontro foi marcado pelo diálogo, escuta ativa e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer o vínculo dos estudantes com a instituição. “Construir uma relação mais sólida transforma a vida dos alunos, amplia a perspectiva de mercado de trabalho e torna cada um deles multiplicador das nossas ações”, reforçou a gestora.

 

Durante o workshop, representantes dos polos e regionais compartilharam percepções: Verena Russo (Pará): “Foi um momento de conectividade com outras regionais, transmitindo experiências e fortalecendo informação técnica, que é o nosso objetivo final.”

Carlos Ribeiro (Araguaçu/TO): “Aprendemos com os demais estados e queremos seguir o exemplo do que já tem dado certo.”

Emerson Bezerra (Arapoema/TO): “Nosso polo é novo, ainda não formamos turmas, mas esse encontro nos ajuda a já começar no caminho certo.”

Sandra Carneiro: “Somos pioneiros e já formamos cinco turmas. Temos muitos resultados, mas também o desafio da evasão. Esse encontro mostra caminhos para enfrentá-lo.”

Wellington (Rondônia): “Trouxemos experiências que deram certo, como a presença mais constante junto aos alunos. Isso faz muita diferença.”

Este foi o primeiro de uma série de encontros que irão reunir representantes do Senar das cinco regiões do país. A expectativa é que a iniciativa fortaleça ainda mais a Formação Técnica.

“O Tocantins se sente honrado de sediar esse evento porque a formação técnica do Senar tem feito um grande trabalho na nossa região e temos a convicção de que podemos avançar ainda mais. Este tipo de iniciativa, ouvindo as nossas dores, trocando experiências e fazendo as equipes pensarem juntas, é fundamental para pautar a transformação que desejamos para ampliar o alcance do trabalho do Senar no norte do Brasil”, disse Rayley.

 

Fonte: Senar Tocantins