O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e em parceria com o Ministério Público do Tocantins (MPTO), deu início nessa terça-feira, 11, ao curso de Promoção da Cultura da Paz e Prevenção da Violência nos Contextos Escolares. A formação ocorre no auditório do MPTO até o próximo dia 13.
Os objetivos do curso são orientar e capacitar os profissionais da Educação para o desenvolvimento de habilidades e competências no enfrentamento dos desafios contemporâneos relacionados à violência e ao conflito em ambiente escolar. A ação também tem como proposta garantir locais mais seguros que alcancem a finalidade educacional, pedagógica e integrativa que toda a unidade escolar desempenha.
Durante a abertura, foi assinado o protocolo conjunto de prevenção e combate à violência, bem como a promoção da cultura da paz em ambiente escolar, além da formalização do Comitê Gestor Permanente, responsável por elaborar as estratégias para prevenir e combater a violência nas escolas.
A primeira-dama do Tocantins e secretária de Participações Sociais, Karynne Sotero, representando o governador Wanderlei Barbosa, parabenizou a atuação da Seduc e destacou a Educação como prioridade do Governo do Tocantins. “A Educação, no nosso Governo, tem sido prioridade. Todos os projetos são de grande relevância e a equipe tem realizado um trabalho de excelência. Quero estar presente nessas ações e fazer parte do comitê”, completou.
A coordenadora do curso, Adelaide Franco, ressaltou a importância de conhecer os profissionais que desenharam a ação. “No início da proposta pedagógica, cada disciplina foi construída com a participação dos professores que elaboraram a proposta do curso. No primeiro momento, será um trabalho de formação presencial voltado às equipes multidisciplinares das Superintendências Regionais de Educação (SREs) e, no segundo momento, com as equipes multiprofissionais das escolas”, pontuou.
O secretário-executivo da Educação, Edinho Fernandes, destacou a participação das equipes das Superintendências Regionais de Educação na formação e a necessidade da discussão da cultura da paz nas escolas públicas do Tocantins.
“A Educação já tem atuado para reforçar o processo de cultura de paz nas escolas e, para isso, implantamos, dentro do quadro de servidores: psicólogos, orientadores educacionais e assistentes sociais. E hoje, podemos dizer que somos referência no Brasil em política socioeducacional, pois a equipe multiprofissional atua de forma convergente no acolhimento e na prevenção no contexto escolar”, ponderou.
O curso terá três etapas. A primeira delas engloba sete módulos autoinstrucionais; seguido da segunda fase, com mentoria virtual; e finalizando, com a produção de um Plano de Ação.
A diretora de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais da Seduc, Ana Lúcia Belloni, considera o momento ímpar para a formação dos profissionais. “Precisamos estar preparados para formar as unidades escolares e, atualmente, temos um olhar preventivo e articulado com a equipe multiprofissional. A parceria entre Educação e Ministério Público vai agregar conhecimento e trazer cada vez mais resultados”.