O Governo do Tocantins publicou, nessa quarta-feira, 8, decreto que institui os critérios técnicos para subsidiar a seleção para a função pública de Diretor de Unidade Escolar da Rede Estadual de Ensino do Tocantins. O ato publicado no Diário Oficial do Estado n° 6.566 tem como objetivo principal fortalecer o aspecto democrático no âmbito das dimensões da gestão, por meio de um processo seletivo criterioso e transparente.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, frisa que a educação sempre será uma prioridade da sua gestão. “Não há como termos o Tocantins que queremos, um lugar de melhores oportunidades, se não passarmos pelo fortalecimento da educação. E essa seleção de diretores é mais uma de nossas ações em prol desse objetivo. Com ela, teremos profissionais aptos para liderarem as escolas, promovendo ações mais assertivas”, enfatiza.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estabelecerá as normas complementares para a implementação do decreto, que entra em vigor na data de sua publicação, revogando o Decreto anterior nº 6.644, de julho de 2023.
“Esta medida visa fortalecer a qualidade da educação pública no Estado, garantindo uma seleção de gestores capacitados e comprometidos com o desenvolvimento educacional e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Reforço que os novos concursados poderão participar do certame”, destaca o titular da Seduc, Fábio Vaz.